Cooperativismo

O cooperativismo surgiu como uma forma de organização social para a solução de problemas econômicos. Nasceu no mesmo contexto e na mesma época do Comunismo e do Sindicalismo, que tinham objetivos semelhantes, mas propostas distintas.

A primeira cooperativa da história tinha o nome de: “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”. Foi criada em 1844, na Inglaterra e contava com 28 tecelões. Inúmeras vezes, eles se reuniam durante um ano para definir todos os princípios de um novo sistema sócio-econômico e os estatutos de um empreendimento.

As cooperativas distinguem-se das demais sociedades pelos seus princípios cooperativistas:

Adesão Livre e Voluntária: todas as Cooperativas são organizações voluntárias. São abertas a todos que são aptos a usar seus serviços e, também, dispostos a aceitar responsabilidades de sócios.
Controle Democrático pelos Sócios: quem cuida e controla uma Cooperativa são seus sócios que atuam frequentemente para tomar decisões em suas politicas. Dentro de uma Cooperativa todos os sócios tem igualdade na votação. Um sócio equivale por um voto;
Participação Econômica dos Sócios: todos os sócios da Cooperativa contribuem igualmente e controlam democraticamente o dinheiro de suas organizações.
Autonomia e Independência: cooperativas são organizações independentes para a ajuda mútua, que é controlada por seus membros;
Educação, Treinamento e Informação: estimular a educação e a cultura através de treinamentos constantes;
Cooperação Entre Cooperativas: fazendo com que o movimento cooperativo se fortaleça trabalhando juntos através de estruturas regionais, locais, nacionais e até internacionais;
Preocupação com a Comunidade: através de políticas aprovadas por seus membros, todas as Cooperativas trabalham por um desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

Sociedade Cooperativa


Uma cooperativa é uma sociedade de pessoas, de caráter social, sem objetivos de lucro, formada e dirigida pelos seus próprios cooperados, que tem igualdade de direitos, com objetivo de desenvolver sua atividade econômica.

O sócio, ao ingressar na cooperativa, se compromete a constituir um capital social de acordo com o Estatuto, para adquirir o direito na sua participação na sociedade. A cooperativa é administrada por uma Diretoria, composta exclusivamente de cooperados e que são eleitos em Assembleia. A Assembleia é uma reunião de todos os sócios. É o órgão máximo dentro de uma cooperativa e com mais poderes dentro dela.

Cooperar

É fazer desenvolver um determinado empreendimento, um conjunto; trabalhar em colaboração; dirigir os esforços de modo coordenado para a realização de metas comuns.

Cooperação

É o resultado dos esforços somados de duas ou mais pessoas.

Cooperativa

Valoriza o trabalho dos seus cooperados e busca tomadores de serviços para seus associados.

FALE CONOSCO

Precisa de mais informações?
Envie seus dados que retornaremos o mais rápido possível


[contact-form-7 id="61" title="Newsletter"]
Área do cooperado