Cooperativismo
O que é?
O cooperativismo surgiu como uma forma de organização social para a solução de problemas econômicos. Nasceu no mesmo contexto e na mesma época do Comunismo e do Sindicalismo, que tinham objetivos semelhantes, mas propostas distintas.
A primeira cooperativa da história tinha o nome de: “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”. Foi criada em 1844, na Inglaterra e contava com 28 tecelões. Inúmeras vezes, eles se reuniam durante um ano para definir todos os princípios de um novo sistema sócio-econômico e os estatutos de um empreendimento.
As cooperativas distinguem-se das demais sociedades pelos seus princípios cooperativistas:
Sociedade Cooperativa
Uma cooperativa é uma sociedade de pessoas, de caráter social, sem objetivos de lucro, formada e dirigida pelos seus próprios cooperados, que tem igualdade de direitos, com objetivo de desenvolver sua atividade econômica.
O sócio, ao ingressar na cooperativa, se compromete a constituir um capital social de acordo com o Estatuto, para adquirir o direito na sua participação na sociedade. A cooperativa é administrada por uma Diretoria, composta exclusivamente de cooperados e que são eleitos em Assembleia. A Assembleia é uma reunião de todos os sócios. É o órgão máximo dentro de uma cooperativa e com mais poderes dentro dela.
Cooperar
É fazer desenvolver um determinado empreendimento, um conjunto; trabalhar em colaboração; dirigir os esforços de modo coordenado para a realização de metas comuns.
Cooperação
É o resultado dos esforços somados de duas ou mais pessoas.
Cooperativa
Valoriza o trabalho dos seus cooperados e busca tomadores de serviços para seus associados.
FALE CONOSCO
Precisa de mais informações?
Envie seus dados que retornaremos o mais rápido possível
[contact-form-7 id="61" title="Newsletter"]